Temas das Mesas de Apresentação

Segue a lista abaixo com um breve resumo dos temas que estarão em cada mesa de apresentação. É importante lembrar que no momento da inscrição de submissão de trabalhos, o candidato poderá escolher 2 (duas) opções dentre as oferecidas.

  1. Cultura Política e práticas sociais: A mesa pretende contemplar trabalhos que discutam o problema da relação entre a dinâmica social e o exercício da política em diferentes contextos históricos. Serão contemplados trabalhos que façam relação entre História Social e História Política.
  2. Gênero e Política: Esta mesa tratará da relação entre questões de gênero e sexualidade e sua relação com a política em diferentes contextos históricos. Serão contemplados trabalhos que tratem da repressão sexual, gênero e poder, movimentos pelos diretos das mulheres e homossexuais, comportamentos, etc.
  3. Religiosidades e ações políticas: Nesta mesa serão tratadas questões que envolvam a relação entre religião e a política, indo desde os processos de sacralização do poder até o uso da religião como meios de informar o discurso político. Serão inseridos nessa mesa os trabalhos que tratem das relações entre religião e política em todos os recortes cronológicos.
  4. Memória, fontes orais e resgate histórico: Comporão essa mesa trabalhos que discutam a relação entre memória e fontes orais e sua implicação no resgate de histórias de grupos marginalizados ou de discursos“esquecidos”. Também serão aceites trabalhos que discutam a metodologia para o trabalho com fontes orais e a construção de memória.
  5. História, teoria social e leituras políticas: Nessa mesa serão apresentados os trabalhos que discutam o contato entre diferentes áreas do do conhecimento social com a História a fim de ampliar leituras sobre os temas do poder, política, dominação e afins.
  6. Circulação de ideias e círculos culturais: Serão apresentados trabalhos que tratem da produção, circulação e difusão de ideia políticas e qualquer recorte histórico.
  7. Instituições e estruturas de poder: A mesa pretende congregar trabalhos que tratem da estruturação, ação, mudança ou consolidação de instituições e estruturas de poder. Serão aceitos trabalhos que discutam da formação de instâncias de poder e controle bem como das tentativas de desarticulação e combate das mesmas em diferentes temporalidades.
  8. Nova História Política e Ensino de História: Serão inscritos trabalhos que abordem a temática do ensino de história política. Serão aceitos trabalhos que discutam o ensino de história como forma de intervenção políticas, novas formas de ensino voltadas para a cidadania, ensino global, etc.
  9. Representações e práticas políticas: Serão abordados os temas das formas de representação do poder em diferentes recorte cronológicos, assim como temas que envolvam leituras do poder e formas de representação em sentido lato da política e da prática política.